Estima-se que cerca de 40% das crianças em idade escolar apresentem algum nível de dificuldade em desempenhar adequadamente as tarefas propostas pela escola.
Importante assinalar que não há uma causa comum que explique por que tantos alunos não conseguem aprender, e temos que levar em conta que fatores múltiplos podem estar presentes.
Alguns alunos não aprendem por causas diretamente ligadas às escolas: currículos que não levam em conta diferenças individuais na forma como aprendemos, modelos escolares que não atendem a todas as formas de ser das crianças, e mesmo professores pouco capacitados.
Não podemos nos esquecer de levar em conta a possível presença de doenças crônicas como um fator importante.
Crianças advindas de ambientes familiares que não priorizam a educação e que, portanto, não exercem a parceria fundamental entre escola e família podem apresentar mal aproveitamento acadêmico.
A presença de algumas condições (deficiência intelectual, transtorno do espectro do autismo e TDAH, para citar alguns exemplos) deve ser investigada, e, quando presentes, os procedimentos adequados a cada uma dessas condições deverão ser implementados, incluindo-se possíveis adaptações curriculares.